Blog

O Dióspiro – Um Fruto do Outono

O dióspiro (diospyron Kaki) é denominado como fruto divino, o seu nome deriva da palavra grega diospyron que significa comida dos Deuses. É um fruto de origem Asiática, mais precisamente da China, posteriormente foi levado para a India e Japão, atualmente é possível encontrar este fruto em quase todas as partes do globo. Os principais produtores são China, Japão, Coreia, Estados Unidos de América, Brasil, Índia, Itália e Espanha. Em Portugal é mais predominante no Algarve, no entanto é possível encontrar arvores dispersas de norte a sul do Pais.

As suas variedades dividem-se em função da adstringência. A sensação adstringente é provocada pela contração das mucosas da boca, sendo que esta característica particular se deve à presença de taninos (especialmente presentes quando a fruta ainda não está madura). As variedades mais adstringentes necessitam de uma maturação adequada para poderem ser consumidas.  

As variedades mais predominantes em Portugal são os diospiros de cor laranja (dióspiro Hachiya) são menos adstringentes e a de cor avermelhada (dióspiro Fuyo) mais adstringentes.

Características Nutricionais

Em termos nutricionais este fruto fornece em média 65 kcal por 100g de parte edível, sendo que a sua composição é essencialmente água (82,6g), hidratos de carbono (14,6), vitaminas e minerais.

Este fruto é uma excelente fonte de carotenoides, 100 g de diospiro fornece 177 µg de carotenoides correspondendo a 22% da dose diária recomendada (DDR) de vitamina A. Os carotenoides, elementos antioxidantes que depois de absorvidos são transformados em vitamina A. Esta vitamina possui diferentes funções no organismos, no entanto é de realçar a sua importância ao nível da visão, pele, no crescimento celular e na síntese das células sanguíneas.

Fornece também uma quantidade apreciável de potássio 230mg, correspondendo a 11,5% da DDR. O potássio é um mineral com importantes funções no organismo, participa na condução dos impulsos nervosos, na regulação do ritmo cardíaco, no equilíbrio hídrico, na síntese proteica, no processo de metabolização do hidratos de carbono e possui uma função diurética.

 

Parâmetros Valor médio/100g alimento DDR
Energia (Kcal) 65 3%
Hidratos de Carbono (g) 14,6 6%
Dos quais açúcares (g) 0 0%
Proteína(g) 0,58 1%
Lípidos(g) 1,19 1%
Dos quais ácidos gordos saturados (g) 0 0%
Fibra (g) 3,6 9,5%
Vitamina A (µg) 177 22%
Potássio (mg) 230 12%

Adaptada da Tabela de Composição dos Alimentos Portuguesa

 

Como Consumir

 

A melhor forma de aprecia-los é mesmo ao natural, e com o auxilio de uma colher. Por ser um fruto doce  é muito utilizado em saladas, para acompanhar as  papas de iogurte e cereais como opção de pequeno almoço e em sum os.

Dê preferencia aos diospiros maduro de forma a diminuir a adstringência e suavizar o seu sabor.

 

receitas-06

Elaborado por : Ottalieta Castanha / Nutricionista, Corpus Sanus

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *